Cães podem comer ração de gato?

Alguma coisa na ração de gato parece irresistível para os cães. A maioria dos cães, independentemente da raça, idade ou nível de obediência, fareja e experimenta a ração de gato se tiver acesso a ela.

Mas será que essa curiosidade é prejudicial para os cães? Aqui está o que você precisa saber sobre a alimentação dos cães e se é seguro para eles consumirem ração de gato.

Qual é a diferença entre a ração de cachorro e a ração de gato?

Crédito Imagem: Kenneth Surillo, Pexels.

Os cães são onívoros, o que significa que podem comer uma dieta variada, incluindo ingredientes de origem vegetal e animal. Já os gatos são carnívoros estritos e consomem exclusivamente proteínas animais, necessitando de níveis mais altos de proteína e gordura do que os cães.

Além disso, gatos precisam de 11 aminoácidos essenciais em sua dieta, enquanto cães necessitam de 10. O aminoácido adicional que os gatos exigem é a taurina. Para atender a essas necessidades, as rações comerciais para gatos contêm concentrações mais altas de proteínas, gorduras e taurina em comparação com as rações para cães. Isso significa que, nutricionalmente, toda ração de cachorro é insuficiente para os gatos.

Por outro lado, a maior quantidade de proteínas e gorduras na ração de gato a torna mais saborosa e aromática para os cães, além de atender ou até exceder as necessidades nutricionais deles.

É seguro para um cão comer ração de gato?

Consumir ração de gato ocasionalmente, ou até como substituto da própria ração, não é necessariamente “ruim” para a maioria dos cães adultos saudáveis.

Quando a ração de gato é segura para cães

Em alguns casos, especialmente para cães que enfrentam câncer, perda de peso, desgaste muscular ou baixa apetite, a ração de gato pode até ser uma alternativa ideal. Ela tende a ser mais saborosa, fornecer mais calorias por porção e oferecer um equilíbrio melhor de nutrientes em comparação a muitas dietas caseiras.

Além disso, o alimento seco para gatos pode ser uma opção de petisco ou recompensa mais equilibrada que alguns alimentos humanos frequentemente usados, como queijo, frango ou manteiga de amendoim, que são ricos em apenas um nutriente principal.

Quando a ração de gato é prejudicial para cães

Para outros cães, o consumo de ração de gato, mesmo que ocasional, pode trazer problemas se houver condições que exijam restrição de proteínas ou gorduras.

Exemplos:

  • Cães com problemas digestivos: cães com trato gastrointestinal sensível podem vomitar ou ter diarreia após consumir ração de gato, pois essa pode ser muito rica para eles.
  • Cães com doenças renais ou hepáticas: esses cães precisam consumir quantidades moderadas de proteína, e não em excesso, para preservar o funcionamento ideal dos órgãos.
  • Cães obesos ou com tendência a pancreatite: cães com excesso de peso ou predisposição à pancreatite, como muitos Schnauzers, precisam de uma dieta com baixo teor de gordura para evitar inflamações no pâncreas.

Para esses cães, alimentar-se com ração de gato, seja ocasionalmente ou com frequência, pode agravar as condições de saúde.

Consulte o veterinário sobre as necessidades nutricionais do seu cão

Assim, o impacto da ração de gato na saúde do seu cão dependerá das necessidades específicas dele. Para a maioria dos cães adultos saudáveis, o consumo ocasional de ração de gato não é motivo de preocupação. No entanto, se você tiver dúvidas, consulte um veterinário ou um nutricionista veterinário para saber se a ração de gato é indicada para o seu cão e em que quantidade.

Fontes das Imagens: Pexels; Unsplash

Deixe um comentário